RelatosPosteriores
Relatos posteriores ao evento
Relato do Rhatto
O evento foi muito bacana e leve. Conseguimos organizá-lo com pouco esforço e adotamos uma metodologia que faz o encontro fluir e sua memória ser compilada facilmente.
Além disso, acho que ele foi importante como local de diálogo de pessoas com atuações bem distintas.
Durante o evento fiquei pouco envolvido nos debates e mais na aplicação da metodologia, cuidado do streaming, etc. Minhas impressões se consolidaram mais com conversas que rolaram antes e depois do encontro. São elas:
Trabalho
A questão do trabalho foi central nas formulações, incluindo a importância da autogestão como forma de combater a nova classe gerencial.
Ecossistema
Há uma necessidade de se criar um ecossistema de diversos grupos com formas de atuação distintas e portanto com diferentes formas de autonomia, mesmo que compostos pelas mesmas pessoas.
Assim, pode-se vislumbrar grupos desde os mais independentes que mantenham uma linha, digamos assim, mais "purista", até grupos que mais institucionalizados.
Essa seria uma espécie de flexibilização ao mesmo tempo que permite manter um cordão de isolamento ao redor das atividades mais autônomas. Pra determinadas ações -- incluindo até as profissionais e com objetivo de sustentabilidade -- pessoas podem se agremiar junto ao grupo X, outras junto ao grupo Y.
Consigo ver isso como uma evolução em relação ao encontro anterior, onde algumas pessoas não viam separação possível entre trabalho profissional e ativista enquanto outras acreditavam que essa separação era estritamente necessária.
Por esse novo ponto de vista, creio ser possível manter espaços estritamente ativistas, estritamente profissionais e também os "mais ou menos".
Cultura e política
A fusão cultura-política é muito importante. Isso implica em maior dedicação dos grupos para cultura, ao mesmo tempo que dobra a quantidade de trabalho: precisamos nos preocupar com nosso trabalho, com a repressão e também com estética, etc, algo bem desafiador.
Abertura e fechamento
A relação de abertura e fechamento é importante. Muitos grupos se fecharam nos últimos anos por diversos motivos. Me parece que agora é importante que também façam uma abertura, mesmo que mantenham um núcleo fechado.
Copyright (c) Encontro: Cultura Livre e Capitalismo: desde que não mencionado em contrário, este conteúdo é distribuído de acordo com a Licença de Manipulação do Conteúdo Deste Sítio.